Os alimentos fontes de Antioxidantes!

Pessoal, como já vimos no post da semana passada os antioxidantes atuam em diferentes níveis de proteção do nosso corpo. Podem agir impedindo a formação dos radicais livres, evitando a formação de lesões nas nossas células, ou reparando essas lesões, ou seja, atuam na prevenção do processo de envelhecimento e de doenças degenerativas ligadas à idade.

Hoje vou apresentar para vocês quais as principais fontes de antioxidantes, suas funções e onde podem ser encontrados na nossa dieta. 🙂

Vitamina C: também chamada de ácido ascórbico, é o antioxidante mais abundante em nosso organismo, em especial na pele. Tem a função de proteger a pele dos raios UV e previnem a formação e propagação dos radicais livres. São encontrados em: abacaxi, acerola, laranja, limão, morango, tangerina, caju, goiaba.

Imagem

Vitamina E: é um tipo de vitamina lipossolúvel, encontrada em grande quantidade nos lipídios.Vários estudos sugerem que ela impede ou minimiza os danos provocados pelos radicais livres associados à doenças específicas, incluindo o envelhecimento cutâneo. Tem como função a redução de cicatrizes e potencializar a ação da Vitamina C. São encontrados em: castanhas, cereais integrais, germe de trigo, milho, soja, fígado, carnes, produtos lácteos, ovos.

Imagem

Vitamina A e Carotenóides: os carotenoídes agem como percursores da vitamina A, e dentre os principais o licopeno aparece como um dos mais potentes antioxidantes, podendo ser encontrado em alimentos de cor vermelha/laranja. Lembrem-se quanto mais avermelhado for o alimento, maior será sua concentração de licopeno. O tomate é um dos alimentos mais ricos nesse nutriente.

Os alimentos fontes de vitamina A, atuam no tratamento de abscessos, furúnculos, acne e queda de cabelos. Pode ser encontrada nas mesmas fontes que os carotenóides e também em alimentos de origem animal, como: fígado, gema de ovo, leite e derivados.

Imagem

Flavonoídes: atuam como antioxidantes na inativação dos radicais livres. São geralmente encontrados em vegetais, vinho tinto, nozes, chá preto, chá verde e também em frutas como amora, açaí, uva e morango.

Imagem

Selênio: os alimentos fontes de selênio agem neutralizando os radicais livres, Geralmente é indicado nos tratamento de rejuvenescimento celular, evita a flacidez dos tecidos e o envelhecimento causado pelo sol. São encontrados em: castanha-do-pará, nozes, soja, milho, peixes e crustáceos.

Imagem

Zinco: os alimentos fontes de zinco potencializam a ação das enzimas que combatem os radicais livres. São fontes de zinco: carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados e grãos.

Imagem

 Ah! Não se esqueçam que uma boa ingestão de água diária associada a uma alimentação equilibrada contribuirá para potencializar os efeitos desses alimentos. Evite situações que levem ao estresse e o consumo excessivo de cafeína, álcool e alimentos industrializados. 😉

Beijinhos,

Bruna

Deixe um comentário